Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cinema: Django Livre

(Foto: David Mafra)

Django
Aproveitei a disponibilidade de horário e fui direto pro Shopping Crystal para conferir o filme Django Livre. Já havia tentado assisti-lo anteriormente e a sessão estava lotada.

Cheguei com antecedência para não correr o mesmo risco. Comprei o meu ingresso, aguardei o horário e a projeção iniciou. Ou melhor, tentou-se iniciar a exibição. Primeiro teve um atraso de cerca de 15 minutos. Depois, acompanhamos uns 5 minutos o áudio sem o vídeo. Na sequência, após várias solicitações para correção do problema, a exibição foi interrompida e iniciada novamente. Mas quando o filme começou, esquecemos os tropeços técnicos iniciais e finalmente tivemos a oportunidade de conferir mais um fantástico filme de Quentin Tarantino

Sou fá do diretor desde Cães de Aluguel e não descarto nenhum título da sua filmografia. Todos incrivelmente bem realizados e um deleite para a nossa apreciação!

O filme conta a saga de Django na busca de vingança contra seus mal-feitores e o resgate de sua esposa, separados pela venda em leilão de escravos. Com quase 3 horas de duração, o filme corre muito bem num excelente roteiro, produção, direção, atuação e trilha! E o principal: numa cultura fruto da maior economia mundial, referência da democracia e modelo de potência global, Tarantino coloca o dedo na ferida - o racismo - e não tem dó nem piedade!

Na saída, tive que esperar um bom tempo a chuva passar. O toró estava forte e sem chances de ir para casa naquele tempo. Curitiba está assim, tempo instável com trovoadas no final do dia.

Vá correndo conferir D J A N G O (o "D" é mudo), mesmo com tropeços da exibição e com riscos de pegar chuva! Tarantino é imperdível!


Django Livre:
Título original: Django Unchained (EUA, 2012)
Gênero: Drama, Faroeste, Oscar 2013
Diretor (s): Quentin Tarantino
Roteirista (s): Quentin Tarantino
Produzido por: William Paul Clark, Bob Weinstein, Harvey Weinstein e James W. Skotchdopole, entre outros
Elenco: Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Christoph Waltz, Kerry Washington, Zoe Bell, James Remar, Don Johnson e Franco Nero, entre outros
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Duração: 165 minutos
Site oficial:
djangolivre.com.br

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, David!
    Sobre o Tarantino, pra mim é um dos inquestionáveis, mas...

    Você não acha que Django (apesar de ser um puta filme legal) traz um pouco daquele ranço "moço afro que revoltou-se contra a situação e virou o fodão"?

    E mais: não teria Django aquela subjascente mensagenzinha americana sulista: "O cara branco ajudou o moço afro a ser o fodão, portanto estamos redimidos".

    Dá pra pensar, heim?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Penna!

    Django é inspirado nos espaguetes italianos. Lembro-me de ver o pobre mocinho branco, coitadinho, virando fodão e matando todo mundo no final do filme. Tarantino faz a referência e coloca um negro no centro da ação - coisa inédita levando em conta o contexto histórico, já que até os anos 50 os pretos sentavam nos bancos de trás dos estados mais conservadores. E o diretor faz isso com maestria! A cena final do Django colocando os óculos escuros tem uma bela dose de ironia...

    Não vejo essa mensagem adjacente, vejo um jogo de interesses. Se Django não fosse também inteligente teria sido mais uma vez usado e teria caído no jogo de poder. Dae pode-se entender melhor toda a explanação que a personagme de DiCaprio faz sobre o cérebro do branco e do preto.

    Mas dá pra pensar sim!!! Muito bom!!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra