Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Teatro do PR é homenageado com o Prêmio Shell

(Imagem: Divulgação)

A Cia. Brasileira de Teatro teve seu trabalho na montagem da peça Esta Criançareconhecido com quatro prêmios: direção, melhor iluminação, melhor cenário e melhor atriz. Teca Ficinski levou o prêmio de Melhor Figurino por Valsa nº 6
Fonte: Caderno G – Gazeta do Povo

Não teve para mais ninguém. A principal premiação do teatro brasileiro, o Prêmio Shell, celebrou na noite de terça-feira (19) a qualidade do teatro feito no Paraná. A Cia. Brasileira de Teatro dominou a noite de premiações no Teatro Tom Jobim, no Rio. O grupo curitibano teve seu trabalho na montagem da Esta Criança reconhecido com quatro prêmios: direção (Marcio Abreu), melhor iluminação (Nadja Naira), melhor cenário (Fernando Marés) e melhor atriz (Renata Sorrah). A peça estará em cartaz em Curitiba nos dias 31 de março e primeiro de abril, durante o Festival de Teatro.

A atriz Renata Sorrah disse em seu discurso: “Para mim é muito especial conquistar esse prêmio, porque eu o recebo no palco onde toda essa história começou. Foi aqui (teatro Tom Jobim) que eu assisti a essa companhia (Cia. Brasileira de Teatro) pela primeira vez", disse a atriz, referindo-se à peça Vida, encenada pelo grupo no Rio em 2010. "Quando eu vi essa peça eu me apaixonei por eles. Eu saí do teatro querendo trabalhar com eles, fazer parte desse grupo, conhecer esse diretor, esses atores. Então eu realmente sonhei em estar aqui com eles, e esse sonho se realizou.”

Tanto Renata quanto o diretor Marcio Abreu estavam muito emocionados. Ele, que é carioca mas vive em Curitiba, disse que tem um amor incondicional pelos criadores de Esta Criança e pela companhia.
Nadja Naira, que levou o prêmio de melhor iluminação pela peça, mostrou-se surpresa. "Estou chocada. O teatro a gente não faz sozinho, a gente faz com vocês. Dedico então esse prêmio à minha companhia de teatro de Curitiba", disse ela.

Outra curitibana, Teca Ficinski levou o prêmio de Melhor Figurino por Valsa nº6. Ao receber o troféu, ela disse que sonhou com o figurino do espetáculo. "Isso aqui é um sonho. É um sonho mesmo porque eu sonhei com o figurino do espetáculo e depois fui correndo contar para o elenco, que abraçou a ideia. Sonhei com a Luiza Tirré (atriz) enrolada no vestido no Theatro Municipal. Eu divido esse prêmio com alguém que está aqui, mas não mora aqui. Pai, é nosso", disse ela, visivelmente emocionada. Teca é filha do arquiteto e urbanista Lubomir Ficinski.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem póstuma ao ator Walmor Chagas, morto aos 82 anos no último 18 de janeiro, mas foi lembrado e exaltado por suas inúmeras contribuições ao teatro como ator e produtor, ao longo de vitoriosos 64 anos de carreira.

Alexandre Elias recebeu o Shell pela música da peça Gonzagão - A lenda, que estará em cartaz no Festival de Teatro de Curitiba nos dias 31 de março e primeiro de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra