Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O grande violinista Alexander Trostiansky toca no concerto de aniversário da Orquestra

(Imagem: Divulgação)

Compõem o programa o “Concerto para Violino e Orquestra em Re menor, OP. 46”, do compositor armênio Aram Khachaturian (1903 -1978). Obra de grande virtuosismo dividida em três movimentos: Allegro com fermezza; Andante sostenuto e Allegro vivace, será interpretada por Alexander Trostiansky. A peça foi dedicada. pelo compositor, ao violinista russo David Oistrakh que a estreou em 16 de novembro de 1940 em Moscou.

A segunda peça do concerto, Sinfonia nº 3 para Grande Orquestra foi escrita em 1954 por Camargo Guarnieri (1907 – 1993) e em seguida recebeu o primeiro prêmio em um concurso organizado durante as comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo. Nesta obra o compositor evitou o caráter descritivo, utilizando a forma sinfonia com um significado simbólico representando as três raças formadoras da nacionalidade brasileira. O elemento indígena aparece com o “Teiru”, melodia dos índios Parecis, registrado por Roquete Pinto em Rondônia. Os demais temas são originais de sua própria criação. Guarnieri dominou a técnica do casamento de elementos indígenas com as formas tradicionais, o que causou grande polêmica no meio artístico, e levou o compositor a publicar uma “Carta Aberta aos músicos e críticos do Brasil”, quase um manifesto político contra as ingerências estéticas externas, ou contra o emprego dos princípios do dodecafonismo liderado aqui no Brasil por Koellreutter.

Alexander Trostiansky -Violinista e professor no Conservatório Tchaikowsky de Moscou, no Canadá, Coréia, França, Rússia e Reino Unido. Nasceu em Novosibirsk (Rússia). Participou no ano passado da Oficina de Música de Curitiba. Vencedor de diversos concursos internacionais, como: Prêmio Paganini em Genova, Primeiro Prêmio no concurso do Centre d’Arts, em Orford (Canadá); Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, em 1998. Como Primeiro Violinista do Quarteto Davidov (1991 a 1993) foi vencedor no Concurso Internacional de Roma. Recebeu prêmio como membro de um Duo com a pianista Dina Vainshtein, no Concurso Internacional Franz Schubert e Música do Séc XX, Graz (Áustria).

Orquestra Sinfônica do Paraná - criada em 28 de maio de 1985 pelo então governador, José Richa, completa este ano quase três décadas de uma história de talento e dedicação à música. Seu primeiro regente titular, maestro Alceo Bocchino, recém-falecido, iniciou os trabalhos com 61 músicos selecionados através de concurso público e contou com a parceria de Osvaldo Colarusso, como maestro assistente. Desde esse período teve à sua frente grandes maestros brasileiros e solistas de renome. Realizou várias óperas e acompanhou o Balé Teatro Guaíra em inúmeras produções.

Há dois anos está sob o comando do maestro Osvaldo Ferreira, que deu início a uma nova identidade sonora, possibilitando maior interação com outras áreas artísticas, valorizando os artistas nacionais. Implantou em 2012 o projeto Concerto para Crianças com objetivo de formar novas plateias, unindo o universo lúdico infantil a um repertório musical diferenciado. No ano passado, a Orquestra Sinfônica do Paraná realizou 28 concertos em Curitiba e 6 em cidades paranaenses que juntou um público de 37 mil pessoas. Participaram das apresentações renomados maestros e solistas nacionais e internacionais.

Este ano já apresentou 8 concertos trazendo importantes convidados como os violinistas Patrycja Piekutowska, da Polônia, o venezuelano Sergio Tiempo, os brasileiros Davi Sartori, Linda Bustani e Renata Bittencourt e os maestros Marcos Arakaki, da Filarmônica de Minas Gerais e Alpaslan Ertüngealp, da Turquia.

Serviço:
Concerto de Aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná
29 de maio às 20 horas.
Classificação: acima de 7 anos.
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia). Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra