Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

domingo, 29 de setembro de 2013

O Teatro do Paraná perde Cida Karam

(Foto: Arquivo Pessoal)

Cida Karam em cena em "Retratos da Vida"
Cida Karam, grande dama do Teatro de Irati e do Paraná, atriz, autora, diretora, produtora e articuladora cultural, nos deixou na madrugada desta sexta-feira, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Maria Aparecida Chuchene Baptista, mais conhecida no meio artístico como Cida Karam, nasceu em Prudentópolis, mas residia em Irati desde a década de 1960. Cida se formou na primeira turma de pedagogia de Irati, atuou como orientadora educacional e professora, incentivando e estimulando o fazer teatral em sala de aula.
Criou o grupo de Teatro “Ir A Ti” em 1982, ao lado da amiga e atriz Claudete Basen (atualmente Secretária de Cultura de Irati) com o intuito de promover espetáculos e a cultura do município na região e outros estados. Tem como madrinha Denise Stoklos e a primeira peça da Cia. foi “Chapeuzinho Vermelho”.
No início dos anos 90, Cida residiu em Curitiba, fez a pós-graduação em Arte-educação (com foco em Teatro) e frequentou o Curso de formação de atores da Cia. Os Satyros. Profissionalizou-se como atriz e retornou à cidade de Irati e às atividades junto ao seu grupo.
Ainda no início desta década,  o "Ir A Ti" montou "O menino maluquinho", sob direção de Fátima Ortiz e iniciou oficinas de teatro para descobrir novos talentos. Nove anos depois, o grupo foi incorporado ao Campus Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
No centenário de Irati em 2007, o grupo realizou "Paisagem Através do Espelho”, criação coletiva, sob minha direção. Tive o privilégio de dirigi-la em mais dois momentos: no espetáculo “As lágrimas amargas de Petra Von Kant” (2009), de Fassbinder, onde fez o papel da mãe de Petra; e em “Retratos da Vida” (2010), sua última peça, onde escreveu, produziu e atuou.

Cida tinha brilho próprio. Atriz de grande densidade, voz potente e presença singular, era capaz de surpreender e arrebatar! Sem dúvida, um talento impar! Tive a honra de compartilhar com ela de momentos inesquecíveis...
Que você Cida, amiga e companheira desde sempre, descanse em paz! Deixará saudades nos palcos e na vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra