Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Companhia Club Noir encena tragédias gregas escritas por Ésquilo

(Imagem: Divulgação)


Esta é a primeira vez que uma companhia encena todas as obras do dramaturgo grego Ésquilo considerado o pai da “tragédia”. O cenário concebido por Alvim tem a forma de um cubo desenhado por linhas metálicas. Numa estética minimalista, as cenas são iluminadas por barras de luz fria que produzem sombras criando uma atmosfera soturna. No palco apenas 9 atores quase estáticos e poucos elementos cênicos.

As obras serão apresentadas na sequencia:
Dia 18 - As suplicantes: primeira peça de que se tem registro em toda a história do teatro. A história de um grupo de mulheres fugindo desesperadamente dos homens que querem desposá-las, e que buscam refúgio em um país estrangeiro.
Os persas: O gigantesco império persa é liderado por Xerxes e acaba aniquilado pelos gregos.

Dia 19 - Orestéia I: Composta por uma trilogia (Agamêmnon, As Coéforas e As Eumênides). É a última obra de Ésquilo. A trilogia retrata a fim trágico do rei Agamêmnon que retorna de Tróia após vencer a guerra e é assassinado por sua esposa, Clitemnestra.
Orestéia II: Nesta obra, Orestes, filho de Agamêmnon e Clitemnestra volta para vingar a morte de seu pai e mata sua própria mãe.

Dia 20 - Sete contra Tebas: A história de um exército comandado por sete guerreiros monstruosos que tenta invadir e destruir a cidade de Tebas.
Prometeu: O titã, conhecido por sua astuta inteligência, responsável por roubar o fogo de Zeus e dá-los aos mortais é acorrentado por outros deuses ao cume de uma montanha, onde permanece preso por toda a eternidade.

Depois da apresentação em Curitiba, a Companhia Club Noir circulará por outras cidades como Londrina dias 8, 9 e 10 de novembro às 20h na Sala de Teatro da Divisão de Artes Cênicas - Casa de Cultura - UEL e em Maringá dias 11,12 e 13 de Novembro às 20h30 no Teatro Arena Cultural Sicred Platão ( Colégio Platão).

Ficha Técnica: Dramaturgia original: Ésquilo
Direção e adaptação: Roberto Alvim
Atores: Juliana Galdino, Paula Spinelli, Gabriela Ramos, Martina Gallarza, Bruno Ribeiro, Fernando Gimenes, Marcelo Rorato, Renato Forner e Ricardo Grasson
Direção de produção: Juliana Galdino
Produção executiva: Danielle Cabral
Produtor de operações: Marcelo Rorato
Cenário e iluminação: Roberto Alvim
Figurinos: Juliana Galdino
Fotografias: Julieta Bacchin
Arte gráfica: Felipe Uchôa

Serviço:
Projeto Peep Classic Ésquilo - Companhia Club Noir
De 18 a 20 de outubro às 20 horas
Dia 18 - As suplicantes e Os persas
Dia 19 - Orestéia I e Orestéia II
Dia 20 - Sete contra Tebas e Prometeu
Teatro José Maria Santos
Entrada franca

2 comentários:

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra