Nesta coxia o nosso assunto é principalmente a cena cultural local!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Núcleo de Dramaturgia busca “assinatura” autoral

(Fonte: Jornal Gazeta do Povo - Imagem: Elenize Dezgeniski/Divulgação)

Grupo de estudos de teatro que treina escritores e encenadores apresenta até amanhã mostra de trabalhos inventivos

Lá se vai o quinto ano do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, uma das boas iniciativas do teatro paranaense recente. E a mostra de trabalhos que se encerra amanhã, após duas semanas de apresentações, revela os benefícios do trabalho constante, persistente, que não muda de rumos a cada instante.

“Essa é a única mostra de peças ‘de escola’ do país que pretende inventar alguma coisa. Nas demais, trata-se de ensinar a repetir uma tradição”, acredita a jornalista cultural e crítica de teatro Soraya Belusi. Ela participou durante a primeira semana como resenhista convidada – os textos podem ser lidos em www.gazetadopovo.com.br/cadernog.

Quanto ao “resultado” dos participantes do núcleo, que, em muitos casos, permanecem por mais de um ano no grupo, a opinião das críticas é que a turma ainda deve ser considerada em formação. “É preciso tempo para que esses dramaturgos e encenadores construam poéticas autorais”, explica Soraya.

A diferenciação do trabalho de cada aluno é um desejo manifestado pelo diretor do núcleo, Roberto Alvim, que funciona como mentor dos jovens participantes – mas é inevitável que surjam semelhanças entre sua estética, muito própria, e a dos pupilos.

Entre os exemplos de alunos que buscam trilhar um caminho próprio estão, na opinião da jornalista Luciana Romagnolli, que ministrou uma oficina de crítica dentro da mostra, Ana Johan e Talita Neves, que criaram o espetáculo Histórias de Cachorros e Outros Animais e Jean Carlos Godoi, que apresentou Toraxx, com texto e direção seus. “Devastidão, do Andrew Knoll, também consegue criar uma cena própria, usando elementos do sistema cênico do Alvim sem se prender a eles. O resultado visual é forte”, disse à Gazeta do Povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Essa conversa conta com a sua participação! Obrigado. David Mafra